A maternidade no Lazúli foi cuidadosamente planejada para oferecer autonomia à mãe e atender as necessidades naturais da espécie durante o parto e o puerpério. Nosso objetivo é oferecer à mãe um espaço seguro para maternar do modo mais natural possível.
Não usamos baias veterinárias
Acreditamos que o uso de baias veterinárias
para confinar cadelas e filhotes durante o puerpério, aumentam os índices de depressão pós-parto. Esse quadro é pouco discutido na medicina veterinária e é mais conhecido como inaptidão maternal. Se caracteriza pelo desinteresse em amamentar e cuidar dos filhotes, e também pelo comportamento de auto-mutilação (em cavaliers, isso se manifesta na forma de lambedura excessiva e arrancamento compulsivo dos pêlos das orelhas).
Layout amplo e adaptável a cada fase neonatal
Optamos por um layout amplo de 13m2 adaptável a cada fase neonatal, que recebe apenas uma ninhada por vez. Há um espaço dedicado ao ninho interligado a outro especialmente dedicado ao descanso da mãe, por onde somente ela consegue transitar. Há também um espaço para os cuidados médicos, estimulação neurológica precoce e acompanhamentos necessários.
Quando os filhotes começam a dar sinais de que chegou a hora de explorar o ambiente, o layout da maternidade é alterado para que os filhotes comecem a se movimentar e aprendam a separar o local do banheiro.
Necessidades da mãe sempre atendidas
Nós também ficamos sempre atentos para observarmos se a mãe demonstra interesse em nos acompanhar quando saímos da maternidade. Caso ela demonstre esse interesse, nós a levamos para um rápido passeio, onde pode socializar com o restante da família e farejar outros ambientes.
Temos orgulho de mostrar todos os detalhes da nossa maternidade. E nos orgulhamos de como nossas mamães atravessam o puerpério muito mais saudáveis, competentes e felizes. Acesse as nossas redes sociais e acompanhe tudo de perto.